Por muito tempo, as sociedades industriais deixaram de lado alguns valores humanos e ambientais visando apenas favorecer os avanços tecnológicos, além do crescimento econômico.
O resultado disso?
Trabalhadores estressados, desmotivados e, por muitas vezes, com doenças e envolvidos em acidentes ocasionados pela falta da preocupação com a qualidade de vida no trabalho.
Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
Nos anos 1960, o termo qualidade de vida no ambiente de trabalho (QVT) começou a aparecer, quando sindicalistas e empresários perceberam que a qualidade de vida influenciava na produtividade dos funcionários.
A partir do momento que houve o entendimento de que um funcionário motivado e feliz produz mais e melhor, gerando resultados positivos para as empresas, a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores começou a se tornar mais constante.
Por isso, podemos considerar a qualidade de vida no trabalho como um conjunto de práticas adotadas em uma forma de melhoria do ambiente de trabalho, visando melhorar a produtividade por meio da satisfação dos funcionários.
O Papel do RH para o Bem-Estar dos Colaboradores
A área de recursos humanos é uma das mais importantes nesse sentido. São eles os profissionais responsáveis por selecionar pessoas adequadas para cada função, acompanhar a evolução e o desempenho de cada um e garantir benefícios e condições justas de trabalho junto à diretoria da empresa.
Hoje em dia, é bem comum o RH das empresas disponibilizarem à seus colaboradores informações relevantes através de uma palestra de qualidade de vida, onde o foco seja ajudar os funcionários a identificar as causas de estresse e ansiedade e combatê-las na raiz para evitar problemas futuros.
Outras atividades como ginástica laboral e quick massage dentre muitas outras opções, também se tornaram comuns nas empresas onde a saúde e segurança dos funcionários é respeitada.
Resumindo, a qualidade de vida no trabalho não é importante apenas para as empresas que buscam funcionários mais produtivos e motivados, como também para os próprios colaboradores, que buscam realizações e crescimento profissional. Os resultados positivos serão sentidos por ambos os lados.