Tenha uma gestão mais assertiva com foco nos resultados

A cada dia manter uma equipe engajada e com foco nos resultados em uma gestão assertiva é uma tarefa que requer muito empenho e dedicação. Empresas buscam sempre gestores mais assertivos em suas decisões, que sejam capazes de serem melhores sucedidos em suas funções.

Ser gestor é muito mais que delegar tarefas e dar feedbacks. Ser gestor é saber crescer ao lado de pessoas capazes de transformarem metas em resultados concretos; gerar aprendizado e impactar positivamente a vida de quem batalha diariamente na empresa com ele.

Ser gestor, em outras palavras, é lidar com diversos perfis comportamentais em um mesmo ambiente, sabendo como reagir e se comunicar com pessoas que têm opiniões diferentes da sua.

O grande desafio: ter uma gestão assertiva em meio ao caos do dia a dia


Antes de darmos dicas para você se tornar um profissional assertivo, queremos explicar o que essa palavra significa.

Em seu significado literal, assertividade dentro de um ambiente corporativo é a habilidade social de afirmar os próprios direitos e expressar seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.

Ser assertivo dentro do ambiente profissional significa:

- Ter uma postura condizente com sua fala e ação

- Saber ouvir o que as pessoas dizem

- Entender a necessidade do próximo e da empresa

- Saber dizer "sim" e "não" sempre que necessário
 

Por que é importante ser um gestor assertivo?


Quando você tem essa habilidade, acaba criando vínculos extremamente cruciais com os membros da sua equipe, conquistando a confiança e empatia do cada participante.

Ao criar confiança e empatia, você conquista algo ainda maior: o alto desempenho dos colaboradores, o que resulta em pessoas que farão o que for necessário para alcançar o resultado traçado pela empresa ou pelo próprio gestor.

Um gestor que sabe influenciar, ouvir e deixar todos à vontade para expressar opiniões é de fato um profissional assertivo!

7 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

 

1 - Comunicação clara e eficaz


Na gestão de pessoas é fundamental ser claro e eficaz em sua comunicação e relacionamento com o próximo. Falar o que é necessário ser feito, sem "meias palavras" é essencial para o sucesso do negócio.

Uma técnica muito utilizada no mercado corporativo é você dizer o que é preciso ser feito, fazendo com que o colaborador repita o que foi dito. Dessa forma, você compreenderá o que realmente foi entendido pela pessoa e se existe algum gargalo na comunicação.
 

2 - Esteja aberto a críticas construtivas e sugestões


Como tudo na vida é aprendizado, fazem parte desse processo a sabedoria e a diversidade de opinião, ou seja, saber ouvir a opinião das pessoas, compreender o que elas pensam de você e como elas enxergam a sua liderança e o posicionamento da empresa em diversas questões.

Críticas construtivas e sugestões nos ajudam a sermos pessoas melhores, não só no contexto empresarial, mas também no pessoal.
 

3 - Empodere os membros do seu time


Quando se trabalha em equipe nem sempre dar responsabilidades para os outros é fácil. Você pode até pensar que ninguém faz determinada tarefa melhor que você.

Aí que você se engana! Tem muito profissional em cargo inferior que o seu que tem o conhecimento maior que o que você tem.

Chamar novas responsabilidades para o colo de um colaborador traz autonomia de decisão, maturidade, senso de responsabilidade e, principalmente, sendo de pertencimento de algo muito maior!
 

4 - Respeite o próximo


Esse é o princípio básico da vida! Respeitar o próximo é essencial para também ser respeitado.

Se alguém da sua equipe precisa de um espaço para respirar em um dia estressante, faça a sua parte e deixe a pessoa refletir, se colocando à disposição para o que ela precisar.

Isso mostra uma preocupação maior do que gestor, mas como uma pessoa que poderia estar passando pela mesma situação que o colaborador.
 

5 - Desafie sua equipe


Aqui não queremos que você inicie uma guerra no seu time, muito pelo contrário!

Se seu colaborador é muito bom em números, por exemplo, e entrega em poucas horas uma planilha de custos da área, por que não desafiar esse profissional a fazer isso em menos tempo ainda com o propósito de receber algo em troca? Pode ser um curso que esse liderado tanto quer, meio período de folga, etc.
 

6 - Desenvolva seus colaboradores


Todo mundo sempre tem algo novo a aprender. No contexto profissional, todo dia é um aprendizado novo!

Busque sempre desenvolver seu time para que ele possa crescer tanto dentro quanto fora da empresa. Aqui o desenvolvimento não é somente técnico, mas também comportamental.
 

7 - Monitore o desempenho de cada um


Não somente desenvolver, desafiar, empoderar (delegar) é necessário para aumentar a produtividade da sua equipe. É preciso monitorar o desempenho de cada profissional, dando feedbacks quando necessário.

Um gestor assertivo é aquele que se preocupa diariamente com a produtividade das pessoas do seu time ao mesmo tempo que busca excelência nos resultados traçados pela empresa.
 
WhatsApp